1952

Prefeitura Municipal de Massaranduba

Pular para o conteúdo

PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO — PMALFA

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria de Educação

Descrição

Fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes, regularmente matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental:

Metas

Combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização — ANA, com intuito de ao final do segundo ano a criança esteja alfabetizada.

Indicadores

O PMALFA tem a prioridade de alcançar as crianças que estão inseridas no ciclo de alfabetização e que se encontram com baixo índice de aprendizagem.

Resultados

Promover a alfabetização dos alunos matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental, por meio de acompanhamento pedagógico, prevenindo o abandono a reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas, voltadas ao apoio de fortalecimento do processo de alfabetização.

Informação Adicional

Os profissionais envolvidos nos programa são: coordenadores, professores alfabetizadores, gestores escolares e assistentes de alfabetização. São desenvolvidas atividades como: planejamento, aula de reforço, aplicação de avaliações (diagnóstica, percurso e a somativa), com o objetivo de monitorar o nível de aprendizagem dos estudantes. Os resultados das avaliações são lançados no sistema de monitoramento do programa.