1952

Prefeitura Municipal de Massaranduba

Pular para o conteúdo

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS — PAR

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria de Educação

Descrição

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, baseada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que o município elabora o plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na rede municipal de ensino.

Metas

Indicadores

O PAR é uma ferramenta de gestão para o planejamento da política de educação que os municípios, os estados, o Distrito Federal elaboram para um período de quatro anos.

Resultados

Informação Adicional

Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionais e a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo-se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação. Desta forma, o monitoramento e atualizações no PAR são de extrema importância, para que o ente federado não seja penalizado com o bloqueio de novos recursos que contribuam com a qualidade da Educação Pública Municipal.