Massaranduba fica entre melhores municípios da PB em índice que mede governança municipal

Fonte: Conselho Federal de Administração (CFA)
10/01/2022 às 13h53

O Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), lançou em 2021 o “Diagnóstico Brasil IGM-CFA”. A publicação é fruto do Índice CFA de Governança Municipal, iniciativa criada pela autarquia com o intuito de profissionalizar a gestão pública brasileira.

A ótima notícia é que, entre os 223 municípios da Paraiba, Massaranduba ficou, em 2021, entre os mais bem colocados, sendo o 2º no indicador "Dimensão Gestão" que mede a responsabilidade da gestão com gastos públicos com pessoal. A nota obtida foi 9,06, sendo apenas 0,4 pontos a menos do que o primeiro colocado, Imaculada.

O estudo consiste em uma métrica da governança pública nos municípios do país a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Ele foi criado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.